Tipos de lixo

Lixo Doméstico:
Resíduos provenientes de ações realizadas em sua residencia, que não são provenientes de industrias.
O resto de alimentos, lata de alumínio,bandeja de isopor.
O lixo doméstico é apenas uma pequena parte de todo o lixo produzido.





Lixo Industrial:


indústria é responsável por grande quantidade de lixo – sobras de carvão mineral, refugos da indústria metalúrgica, lixo químico e gás e fumaça lançados pelas chaminés das fábricas.
Alguns produtos, principalmente os sólidos, são amontoados em depósitos, enquanto que o lixo líquido é, geralmente, despejado nos rios e mares.
Lixo industrial é o lixo proveniente das indústrias. É muito variado o processo de produção industrial o que gera grande variedade de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Diferentes são as indústrias e também os processos por elas utilizados e assim os dejetos resultantes. Alguns podem ser reutilizados ou reaproveitados. Muito do refugo das indústrias alimentícias são utilizados como ração animal.
Alguns exemplos são o lixo comercial e o entulho
Lixo comercial
Varia de acordo com a atividade desenvolvida no estabelecimento de origem. No caso de bares, restaurantes e hotéis predomina o lixo de origem orgânica enquanto os escritórios geram lixo onde predomina o papel.
( Só para citar, ele está dentro do grupo de lixo industrial e urbano)

Entulho(construção civil) 
Resíduos da construção civil: demolições e restos de obras, solos de escavações. O entulho é geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento

(http://www.reciclagem.pcc.usp.br/entulho_ind_ccivil.htm)    Vale a pena dar uma olhada, eu li tudo e gostei muito.






Lixo Radioativo:

Resíduo radioativo - é formado por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm ou deixaram de ter utilidade.

É usualmente o produto resultante de um processo de fissão nuclear, do material utilizado como combustível nos reatores, do uso armas nucleares ou ainda de laboratórios médicos ou de pesquisas.A destinação do resíduo radiativo é um dos problemas mais sérios resultantes do uso da energia nuclear, podendo ainda ser oriundo de outros usos, tais como o resíduos hospitalar.

A radioatividade deste material diminui com o tempo. Todo radioisótopo tem uma meia-vida, ou seja, o tempo necessário para perder metade (½) de sua radioatividade. Eventualmente todo resíduo radioativo decai para um elemento não-radioativo. Por exemplo: passados 40 anos, a maioria dos resíduos de combustível nuclear perde 99,9% de radiação.




Lixo séptico ou hospitalar

Sangue e hemoderivados, animais utilizados em experimentações, bem como os materiais que tenham entrado em contato com os mesmos, excreções, secreções e líquidos orgânicos, meios de cultura, tecidos, órgãos, fetos, peças anatômicas, filtros de gases aspirados de áreas contaminadas, resíduos advindos de áreas de isolamento, de laboratórios de análises clínicas, de unidades de atendimento ambulatorial, resíduos de sanitários de unidades de internações de enfermaria, etc.
O perigo do lixo hospitalar

Resíduos biológicos - culturas de microrganismos de laboratórios de análises clínicas; bolsas de sangue ou hemocomponentes; descarte de vacinas; órgãos, tecidos e líquidos corpóreos; agulhas, lâminas de bisturi, vidrarias de laboratórios.


O perigo do lixo hospitalar
Resíduos químicos - medicamentos de risco, vencidos ou mal conservados; produtos químicos usados em laboratórios de análises clínicas; efluentes de processadores de imagem.

Rejeitos radioativos - material radioativo ou contaminado com radionuclídeo, usado na medicina nuclear, laboratórios de análises clínicas e radioterapia.

Resíduos comuns que se equiparam aos domiciliares - restos de refeições de pacientes sem doenças contagiosas; sobras do preparo de refeições; fraldas e papel de uso sanitário, absorventes; papéis, plásticos e material de limpeza.

Resíduos perfurocortantes - materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como agulhas, lâminas e vidros.

(http://www.achetudoeregiao.com.br/lixo_recicle/lixo_hospitalar.htm) aqui você acha mais sobre lixo hospitalar!

Quer saber o destino do lixo hospitalar?
( Leia: http://www.sindhrio.org.br/downloads/informes/10-Mar-Abr-2004.pdf)


Lixo espacial
Restos provenientes dos objetos lançados pelo homem no espaço, que circulam ao redor da Terra com a velocidade de cerca de 28 mil quilômetros por hora. São estágios completos de foguetes, satélites desativados, tanques de combustível e fragmentos de aparelhos que explodiram normalmente por acidente ou foram destruídos pela ação das armas anti-satélites.

 
Imagens divulgadas pela Agência Espacial Europeia mostram a quantidade de lixo espacial que orbita a planeta 

(Site muito bom: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/lixo-espacial/satelite-colisao-poluicao-orbita.shtml)

Nenhum comentário:

Postar um comentário